O que é gastronomia funcional
As pessoas se preocupam cada vez mais com um estilo de vida saudável. Daí nasce a gastronomia funcional, uma nova forma de escolher alimentos para consumo.
A busca pelo bem-estar é um dos princípios da gastronomia funcional. Em uma vida moderna agitada, muita gente tem procurado por escolhas mais assertivas na alimentação, com base nos nutrientes adequados para cada tipo de corpo. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse estilo de alimentação para quem sabe, ela se tornar parte do seu menu?
O que é gastronomia funcional?
A gastronomia funcional une alimentação e nutrição funcional. Nesse estilo de dieta, os alimentos são escolhidos com base no benefício que podem fazer para o corpo, com o objetivo de nutrir o organismo, de forma individual, para as necessidades de cada um. O foco é evitar doenças, alergias e intolerâncias, proporcionando maior qualidade de vida.
Entre os princípios da gastronomia funcional está a preferência por alimentos de origem orgânica e biodinâmicos – ou seja, tipos de cultivo que valorizam a terra e o ecossistema, sem antibióticos, pesticidas ou fertilizantes artificiais. Dessa forma, se respeita a periodicidade de consumo sem interferências na natureza.
Além disso, é importante consumir uma variedade de alimentos a fim de obter diferentes fontes nutricionais, e o modo de cocção não deve empobrecer as substâncias benignas a fim de concentrar o máximo de nutrientes no organismo.
Quais alimentos e pratos podem ser classificados como parte da culinária funcional?
Você deve estar pensando que, de certa forma, todo alimento é funcional. Mas, não é bem assim. É preciso, por exemplo, considerar a individualidade bioquímica de quem consome, já que algo pode trazer benefícios para um organismo enquanto faria mal a outro.
Existem, além disso, algumas regras para utilizar essa classificação. Sabia?
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alegações de propriedade funcional são aquelas que descrevem o papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou outros constituintes (ex. substâncias bioativas e microrganismos) possuem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
Logo, para ser considerado funcional, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais pode, além de funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde a longo prazo, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.
Veja dicas para fazer as crianças gostarem de alimentos saudáveis.
Ingredientes e alimentos funcionais
Conheça a seguir um pouco do mundinho da gastronomia funcional, ao saber mais sobre os ingredientes que compõem essa culinária e seus benefícios.
- Alimentos ricos em ômega 3: peixes como sardinha, salmão e atum, além de sementes como a chia, por exemplo, auxiliam no combate às inflamações e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, com redução do colesterol;
- Leguminosas: feijões, ervilha e lentilha ajudam a regular o funcionamento do intestino e previnem o aparecimento de câncer no cólon. Também auxiliam no controle da glicemia, assim como acontece com a aveia e com algumas frutas;
- Folhas verdes: as de coloração escura, como espinafre e couve, possuem Luteína e Zeaxantina, proporcionando ação antioxidante e prevenindo alterações e doenças nos olhos;
- Frutas alaranjadas: cenoura, abóbora, manga, acerola e pessêgo baixam a pressão arterial graças ao Betacaroteno que possuem;
- Óleos: os de linhaça, canola, soja e azeite de oliva, assim como castanhas e frutas mais pesadas como abacate, estimulam o sistema imunológico e possuem ação anti-inflamatória, além de reduzir a pressão arterial;
- Frutas cítricas: limão e laranja possuem ação vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante. Também podem, graças aos Flavonóides, prevenir alguns tipos de câncer.
Deseja descobrir uma variedade de receitas saborosas, desde entradas até sobremesas, todas sem glúten e sem lactose? Clique aqui e se inscreva no curso "A saborosíssima Cozinha Funcional Zero Glúten e Zero Lactose".
Fonte: Unilever Food Solutions.