Frigideira: como escolher a certa e as diferenças entre os modelos

Delikatessen Buffet
Delikatessen Buffet
Dicas
04 Jul 2023
Frigideira: como escolher a certa e as diferenças entre os modelos
COMPARTILHE

Se pararmos para pensar nos elementos indispensáveis de qualquer cozinha, certamente a frigideira estará na lista. Funcional tanto para realizar parte de uma receita, quanto para o preparo de um prato completo, o utensílio pode ser encontrado em diversos modelos: com ou sem tampa, quadrado, redondo, raso, fundo, etc.

Os materiais também são vários: inox, alumínio, cobre, ferro, revestimento Starflon ou cerâmico. Cada uma das possibilidades tem funções diferentes e é indicada para preparos específicos.

Segundo Isaías Renon, gerente de inovação do Grupo Brinox, é necessário considerar diversos aspectos ao adquirir uma frigideira. "O tamanho deve levar em conta as necessidades e o tamanho da família. Além disso, o formato da frigideira é relevante: uma aba mais baixa facilita o preparo de panquecas, por exemplo, enquanto uma aba alta é ideal para pratos com molhos", ele diz.

Se você está procurando a frigideira ideal e não sabe como escolher, confira abaixo algumas dicas que Isaías e o chef Elzio Callefi, da Tramontina, compartilharam para te ajudar. Confira:

Atenção ao material

De acordo com Elzio, os materiais com os quais as frigideiras são produzidas conferem diferenças importantes. "As de inox, por exemplo, resultam em um cozimento rápido e uniforme, mantendo o sabor dos alimentos por muito mais tempo", afirma.

Já as produzidas de ferro são capazes de suportar altas temperaturas, aquecendo rapidamente. Esses modelos são ideais para dourar ou selar carnes.

Os modelos de alumínio, por sua vez, são ótimos para diversos preparos, incluindo aqueles mais delicados, como ovos, peixes e doces. Enquanto isso, as frigideiras de cobre são indicadas para ir à mesa, já que mantém os alimentos aquecidos por mais tempo.

Qual modelo se encaixa melhor na rotina?

Na hora de escolher a frigideira, é importante pensar também nos diferenciais entre cada um dos revestimentos. "Os modelos com revestimento antiaderente são muito fáceis de limpar e livres de ácido perfluorooctanóico (PFOA). Eles são ideais para carnes mais delicadas e preparos sem óleo, visto que o revestimento traz justamente o diferencial de não grudar os alimentos", orienta Elzio.

Já o revestimento cerâmico confere alta resistência, sendo indicado para selar e dourar carnes, além de serem livres de PFAS.

Os modelos sem revestimento também são uma opção, como as frigideiras inteiramente de inox. Elas conseguem manter as características dos ingredientes por muito mais tempo, podem ser levadas ao forno e ainda são muito fáceis de limpar, podendo ir à máquina de lavar louças.

Manuseio com conforto e segurança

Cabos e alças também são um diferencial para se atentar na hora da compra. Os modelos com cabos e alças de baquelite, antitérmico e silicone tornam o manuseio muito mais confortável e seguro, pois diminuem a sensação de calor.

"Esse tipo de frigideira oferece uma maior segurança e conforto durante o manuseio, pois não esquentam excessivamente, proporcionando uma experiência mais segura ao cozinhar", diz Isaías.

No entanto, esses modelos não podem ir ao forno. Esse é justamente o diferencial dos modelos sem revestimento, que podem ser levados ao forno na finalização dos pratos. "Para essas frigideiras, o ideal é manuseá-las com luvas térmicas", aconselha o chef.

Com ou sem tampa?

Os modelos com tampa permitem outras possibilidades de cozimento. A vantagem daqueles com tampa de vidro é que facilitam ainda mais o preparo, pois possibilitam enxergar o alimento durante o cozimento sem precisar destampar.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Mais Posts

Siga nosso instagram

E as novidades nunca param.
Deixe seu contato