Buffet para casamento: saiba quais são os mais procurados

Curiosidades
16 Ago 2023
Buffet para casamento: saiba quais são os mais procurados
COMPARTILHE

Antes de mais nada, junto com a decoração e a música, a comida do buffet para casamento é uma das protagonistas da festa e deve ser escolhida com carinho pelos noivos. 

Entretanto, mais importante do que o que vai ser servido, é que se escolha um cardápio que tenha a cara do casal e que corresponda ao estilo da celebração.

Assim, para ajudá-los nesta tarefa, explicamos abaixo os principais tipos de serviços de buffet para casamento.

 

Quais os estilos de buffet para casamento?

Resumidamente, os principais serviços de buffet para casamento são:

  • Serviço Americano
  • Menu degustação ou finger food
  • Empratado
  • Brunch
  • Coquetel (volante)
  • Serviço à francesa

 

Qual o melhor cardápio para casamento?

A escolha do cardápio do casamento deve ser feita baseada nos gostos no casal, no estilo e no budget que eles têm para o evento. Deve-se considerar se o evento é diurno ou noturno, quantidade de pessoas, estilo do casamento. Só após essa análise é possível definir o melhor cardápio.

 

Estilos de Buffet para Casamento

Escolha o tipo de serviço de acordo com as características da festa. Leve em conta se é mais formal ou não, ambiente aberto ou fechado.

Sendo assim, listamos os 6 estilos mais comuns de buffet para casamento no Brasil. Dessa forma, você poderá escolher com propriedade o melhor tipo de serviço.

 

Serviço americano (ilhas e estações)

Primeiramente, muito popular entre os casamentos brasileiros, no serviço americano montam-se ilhas ou estações com as opções de comida da festa.

As pessoas se servem na hora que quiserem, escolhem suas preferências e a quantidade ideal. Nesse sentido, essa liberdade agrada aos convidados, que podem escolher se querem ficar sentados e comer ou dançar.

 

Menu degustação ou finger food (volante)

A princípio a proposta deste serviço é informal, com comidinhas passando e as pessoas pegando para comer de pé ou em lounges.

Contudo, o interessante é que os convidados podem degustar diversas comidas e é possível ser mais criativo com a louça, usando colheres, copinhos, taças, panelinhas de prata, cumbucas, etc.

 

Empratado

Antes de mais nada, no serviço empratado, servem-se os pratos prontos, que vão até a mesa dos convidados em um determinado horário.

A maior vantagem é que não é preciso se deslocar para comer, nesse sentido é bom especialmente para as festas com muitas pessoas da terceira idade.

A desvantagem é que esse serviço pode “engessar” o evento, já que se circula pelo espaço. Além disso, obriga os convidados a comerem na hora e na quantidade estipuladas.

 

Brunch

A princípio, o brunch é uma mistura de café da manhã com o almoço, fica delicioso quando realizado num local ao ar livre.

Um cardápio de brunch inclui quitutes típicos de café da manhã, assim como pães variados, geleias e frios, bolos com e sem cobertura e outras comidinhas mais substanciosas, como omeletes, saladas e torta salgada.

 

Coquetel (volante)

O coquetel volante é a opção mais utilizada para os casais que possuem um orçamento menor, mas que preferem oferecer algo a mais aos convidados do que o tradicional bolo com champagne.

Sendo assim, é um serviço volante que serve canapés e salgados quentes, fritos e assados, que pode ou não ser seguido de um prato.

 

Serviço à francesa

O serviço à francesa não é tão comum nos casamentos brasileiros, mas um dos mais oferecidos na Europa.

Neste estilo, o jantar é servido enquanto o convidado fica sentado e o prato principal é oferecido em travessas para que ele mesmo se sirva. Enquanto isso, as entradas e as sobremesas são servidas empratadas. 

Fonte: Lejour. 

 

 

Mais Posts

Siga nosso instagram

E as novidades nunca param.
Deixe seu contato