Por que o gin ficou famoso no Brasil?

Delikatessen Buffet
Delikatessen Buffet
Curiosidades
21 Abr 2023
Por que o gin ficou famoso no Brasil?
COMPARTILHE

Inventada originalmente na Holanda para fins medicinais, o responsável pela criação foi o médico e professor, Francisco de la Boe. Na época, ano de 1650, em busca de uma fórmula diurética para tratar problemas renais, Francisco adicionou zimbro, um fruto, ao destilado de cereais. Bem, como medicamento a ideia não deu muito certo. Anos mais tarde a invenção chegou a Inglaterra e começou a fazer sucesso, mas como bebida. Também foram os ingleses responsáveis por criar várias combinações excelentes com o Gin, incluindo aromas e sabores inigualáveis — alguns fazem sucesso até os dias de hoje. 

A fama do Gin no Brasil

Sabendo da história da bebida, vamos voltar um pouco ao presente. No país da caipirinha e da cerveja gelada, a sua popularidade costumava ser bastante tímida, quase que rara. Costumava. Afinal, hoje o cenário é completamente outro. Dados de uma pesquisa feita pela agência Llorente & Cuenca, a pedido da Bacardi, marca de bebidas destiladas, apontam que o gin é o destilado preferido entre os brasileiros das classes A e B, na frente até do uísque e da vodca. Para se ter ideia, a bebida, criada na Holanda e popularizada na Inglaterra, foi citada por 34% dos entrevistados. De acordo com alguns especialistas, incluindo donos de bares e restaurantes, a popularidade se deve a um movimento de amadurecimento da população quando o assunto é gastronomia. Ou seja, o brasileiro tem se interessado mais por novas descobertas e diferentes gostos, e as bebidas e coquetéis acabam pegando carona nisso. Outro fato que justifica a recente popularização do Gin no mundo é uma história que começou em meados de 2007. Na época, na Europa, os chefes de cozinha costumavam tomar uma boa e caprichada taça de Gin Tônica ao final de seus expedientes, como uma espécie de ritual para relaxar. Com isso, acabaram trabalhando no desenvolvimento de receitas ainda mais sofisticadas para degustar a bebida, o que, eventualmente, acabou se popularizando e reanimando a fama do Gin. Verdade ou não, essa é uma justificativa bastante convincente. 

O drink da Glória Pires

Há também quem atribua o sucesso da bebida no país verde e amarelo a uma recente novela produzida e transmitida pela Globo, no ar do dia 23 de outubro de 2017 ao dia 12 de maio de 2018, chamada “O Outro Lado do Paraíso”.  Na novela, a atriz Glória Pires interpreta uma personagem chamada Duda, que aparece em algumas cenas degustando um bom Gin Tônica. Vários bartenders confessam que após o sucesso da novela, muita gente chegou a pedir pelo “drink da Glória Pires”, referindo-se ao famoso coquetel a base de Gin, limão e água tônica. Mas a obra da Globo não é a única obra que colaborou com o sucesso de um coquetel específico. Isso, na verdade, é bem comum também em filmes e séries. No 007, por exemplo, James Bond transformou o consumo de Dry Martini, outro drink muito popular a base de Gin, símbolo de pessoas poderosas e cheias de classe. A conclusão é que seja qual for o motivo, fato é que o Gin caiu no gosto do povo, mas não podia ser diferente. Afinal, o Gin é uma bebida forte, aromatizada e que permite infinitas possibilidades de combinação – desde o refrescante Gin Tônica ao encorpado Negroni, mistura de Gin, Vermute, Campari e Laranja.  Sua versatilidade colabora cada vez mais com a sua popularidade, pois, com uma única dose da bebida, é possível agradar a gregos e troianos.  

 

Fonte: Gastronomia Brasil

Mais Posts

E as novidades nunca param.
Deixe seu contato