Há diferença entre gelato e sorvete?
GELATO E SORVETE
Quando traduzimos a palavra “gelato” para o português, obtemos “sorvete”, mas na gastronomia, elas se referem a duas sobremesas distintas. Não são a mesma coisa. Apesar das semelhanças, fabricam-nos de maneiras diferentes, resultando em sabores distintos.
Conforme a indústria gastronômica moderniza-se, constantemente impulsiona a evolução do ramo de sorvetes. Um exemplo dessa evolução é o surgimento do gelato.
Há cerca de 4 mil anos, criaram o sorvete congelando uma sobremesa feita com leite e arroz na neve. Já o gelato teve origem em 1686, em Paris, pelas mãos do chef italiano Francesco Procopio. A partir de 1835, essas sobremesas chegaram ao Brasil, onde a qualidade, o sabor e o clima quente contribuíram para popularizá-las e consumi-las.
A receita original do gelato é altamente artesanal e envolve a utilização de, no máximo, 30% de ar (sim, o ar é um ingrediente importante!). Além disso, utilizam-se ingredientes de alta qualidade para proporcionar um sabor incrível. Por outro lado, produzem o sorvete de forma mais industrializada, permitindo o uso de sabores artificiais e corantes. Os sorvetes de massa têm a mesma base líquida do gelato (leite e creme de leite), e a principal diferença entre eles está na proporção de açúcar, água, gordura, aditivos e aeração.
Fonte: Sabor à Vida