Sousplat: o que é e como usar corretamente na mesa posta
Quando o assunto é reunir as pessoas em casa, grande parte da atenção vai estar voltada sobre a mesa. Afinal de contas, é lá que as receitas e drinques serão servidos, e, portanto, o modo como ela é apresentada faz toda a diferença para a percepção dos convidados.
Uma das maneiras de adicionar charme à apresentação é adicionando o sousplat – que, em francês, significa "sob o prato". Trata-se de uma peça de maior diâmetro que o prato e que ornamenta a mesa, protegendo a toalha de eventuais respingos das refeições.
Disponível em vários materiais, tamanhos e formas, o sousplat oferece mais personalidade. "O sousplat demarca o espaço de cada convidado e traz um charme extra para a decoração. E, para quem ama mesa posta, ele se torna um mimo para os olhos", diz Adeilton Silva, do perfil Pense E Decore.
Explore a criatividade
Se a ideia é se tornar mesmo um "mimo para os olhos", não basta escolher qualquer sousplat – vale sair da mesmice, explorando a criatividade. A dica de Adeilton é experimentar a mistura de cores, texturas e estampas diferentes. "Dá pra combinar um sousplat mais neutro com pratos coloridos ou estampados, ou fazer o inverso, usando um sousplat mais chamativo e pratos neutros".
Ana Carolina Prado Ribeiro, do perfil Decore Com Carol, sugere outra estratégia. "Para evitar que o uso do sousplat se torne repetitivo, você pode variar os materiais. O sousplat está disponível em uma ampla variedade de materiais, como tecido, plástico, rattan, metal, entre outros. Há também diferentes texturas e acabamentos, permitindo que você faça várias combinações", ela afirma.
Faça do sousplat um destaque
Outra forma de apresentar o sousplat com maestria é tornando-o um destaque na mesa posta. Para Adeilton, a dica de ouro é pensar no contraste. "Escolha cores e texturas que contrastem com os outros elementos da mesa, como a toalha, o jogo americano e os pratos. Assim, o sousplat vai se destacar e todo mundo vai reparar nele", sugere.
Para complementar a composição, ele orienta não esquecer de caprichar nos guardanapos e porta-guardanapos: "Eles também ajudam a dar um up!".
Ana completa a sugestão, orientando prestar atenção nos tons escolhidos para a mesa posta. "Você pode usar o sousplat como ponto de partida para a paleta de cores, selecionando elementos decorativos que harmonizem com ele", diz.
Qual é o melhor modelo de sousplat?
A escolha do melhor modelo de sousplat é uma questão subjetiva e depende do estilo pessoal, da ocasião e do tema da mesa. "Alguns preferem sousplats mais clássicos e elegantes, como os de tecido com bordados ou rendas, enquanto outros podem gostar de modelos mais modernos e minimalistas, como os de acrílico ou metal", cometa Ana.
Segundo ela, o importante é encontrar um modelo que se adapte ao seu gosto pessoal e complemente a decoração da mesa de forma harmoniosa.
Adeilton concorda com ela na questão de subjetividade, mas compartilha qual é o seu modelo preferido. "Sou apaixonado por sousplats de madeira, porque eles trazem um ar rústico e aconchegante, mas também adoro os de rattan, que dão um toque sofisticado", conta. "O importante é escolher um modelo que combine com o seu estilo e o clima da ocasião. No final, o que conta é a harmonia entre todos os elementos da mesa."
Fonte: Casa e Jardim